quinta-feira, 21 de julho de 2011

. Maori .



A Tatuagem Maori está inserida na cultura deste povo de uma forma bem peculiar, pois trata-se de parte essencial de um ritual muito respeitado por eles. Os desenhos e as formas usadas nas tatuagens carregam significados que contam a história de seus integrantes.
Tartarugas, arraias e outros animais marinhos que fazem parte do cotidiano dos Maoris que vivem em ilhas, ajudam a contar um pouco desse povo e seus costumes, traduzindo seus sentimentos, que tem como característica marcante o tamanho e a perfeita organização de seus traços.
Hoje em dia a tatuagem ganhou uma nova cara e vem sendo muito usada para valorizar a estética corporal. No entanto muitas pessoas tentam resgatar seu sentido original procurando utilizar os mesmos elementos que por fim traduzam os mesmos significados. Mas será que vivendo de forma tão diferente deles, damos o devido valor ou mesmo temos o mesmo respeito por seus simbolismos?
Vale salientar que a tatuagem por si só é uma “Marca” e assim sendo, como cada cicatriz carrega em si uma história que traduz o momento vivido. Logo um mesmo desenho pode conter diversos sentidos diferentes para cada pessoas. Pense, o que aquela marca significa pra você e então saberás seu real sentido.
Acredito eu, que mesmo quando se faz uma tatuagem sem pensar em um significado específico com o tempo vai se percebendo que inevitavelmente aquela marcar remeterá ao momento vivido naquela época, sendo assim a tradução do que ela representa. “Tattoo Marca”


Texto de Renatto Mousinho.

Um comentário:

  1. Show de bola como sempre ! Quem tem maori que sabe, ao mestre com carinho Renato mousinho

    ResponderExcluir